quarta-feira, 21 de abril de 2010

MAIO,MÊS DO LAR CRISTÃO!

COMEMORAMOS NESTE SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, O DIA DAS MÃES. ESTE MÊS NOS TRAZ À MEMÓRIA A FAMILIA E O LAR CRISTÃO, SUSCITANDO UM QUESTIONAMENTOS: COMO ESTÃO OS NOSSOS LARES, COMO CRIAMOS NOSSOS FILHOS? NÓS AGIMOS EM CONFORMIDADE COM A PALAVRA DE DEUS?
EM UMA SOCIEDADE ONDE OS VALORES MORAIS SÃO DESPREZADOS COMO OBSOLETOS E OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS ALINHADOS COMO "QUADRADICE", REFERIMO-NOS AO FAMOSO SHEMÁ DE MOISÉS, QUE APÓS DAR ÊNFASE A QUE AS PALAVRAS DA LEI SEJAM OUVIDAS E VIVIDAS, DIZ:"E AS ENSINARÁS A TEUS FILHOS, E DELAS FALARÁS SENTADO EM TUA CASA E ANDANDO PELO CAMINHO, AO DEITAR-SE E AO LEVANTAR-TE"(DT.6:7) A EDUCAÇÃO QUE É TÃO IMPORTANTE NA ESCOLA E NA IGREJA, NÃO É PAPEL PRIMORDIAL DESTAS INSTITUIÇÕES, MAS DOS PAIS. JÁ DIZIA O SÁBIO SALOMÃO:"INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE"(PV.22.6).
A BÍBLIA MOSTRA QUE A INSTRUÇÃO É FEITA COM DISCIPLINA, ACOMPANHADA DO SENSO DE JUSTIÇA E AMOR. O ESCRITOR AOS HEBREUS ACEITA A DISCIPLINA COMO NATURAL, E APÓS MENCIONAR QUE DEUS CORRIGE AO FILHO QUE AMA, AFIRMA: "DEUS NOS TRATA COMO FILHOS; POIS QUAL O FILHO A QUEM O PAI NÃO CORRIGE?"(HB. 12:6-7). OS PRECEITOS DA SABEDORIA EXCLAMAM: NÃO RETIRES DA CRIANÇA A DISCIPLINA"(PV.23:13a)
DE QUE FORMA É EXERCIDA NOSSA RESPONSABILIDADE COMO PAIS CRISTÃOS? COM VIOLÊNCIA OU COM AMOR? POR MAIS QUE SE PROCURE NEGAR HOJE A AUTORIDADE DOS PAIS (EMBORA ALGUNS A CONFUNDAM COM AUTORITARISMO), A PALAVRA DE DEUS NOS ORIENTA A CRIAR OS FILHOS "NA DISCIPLINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR" (EF.6:4b), GOVERNANDO BEM A SUA PRÓPRIA CASA. O PAPEL DE MULHER É DESTACADO: MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE AO DE RUBIS (PV.31.10) ESTE GOVERNO NÃO SIGNIFICA TRATAR MAL, COM IRA OU POR CAPRICHO PESSOAL, MAS EXERCER O DOMINIO COM RESPEITO E AMOR. ESPECIFICAMENTE AO LÍDER NA IGREJA,PERGUNTA O APÓSTOLO PAULO: "SE ALGUÉM NÃO SABE GOVERNAR A SUA PRÓPRIA CASA, COMO CUIDARÁ DA IGREJA DE DEUS? (I TM. 3.5). E EXPLICA SOBRE O TRATAMENTO AOS FILHOS: "TENDO SEUS FILHOS EM SUJEIÇÃO, COM TODO O RESPEITO"(I TM. 3.4a)
(extraído Dr. Zaqueu Moreira).

Nenhum comentário: