segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PASTORES FIÉIS

Entendo que para ser um pastor fiel, a primeira coisa a fazer é, simplesmente, “pastorear”. E pastorear é encorajar a cada um, de casa em casa, noite e dia , se preciso com lágrimas; é trabalhar e dar exemplo; é socorrer os necessitados; é dar mais do que receber; é servir com humildade (Atos 20:17-38). Pastorear é alimentar e abrigar as ovelhas, defendê-las e mesmo dar a vida por elas (Jo.10). Pastorear é buscar as ovelhas desgarradas, livrá-las dos perigos e dos inimigos, curar suas feridas (Lc.15:1-7). Pastorear é amar como Deus ama, é contentar-se com o suficiente para o seu sustento, é não tiranizar o rebanho, é ser um modelo a ser seguido pelo rebanho (I Pd.5:1-9 e I Tm.6:8). Se não estivermos fazendo isto, não estamos sendo pastores fiéis.

Pastor fiel é aquele que maneja bem a Palavra de Deus (II Tm.2:15), retendo-a firme e fielmente, para que seja poderoso tanto para ensinar os que querem aprender como para convencer os contradizentes e tapar a boca dos insubordinados e enganadores (Tt.1:9-11). É o que prega a Palavra com integridade, quer os ouvintes achem conveniente quer não, quer queiram ouvir ou sintam coceira nos ouvidos (II Tm.4:2-4), não se esquivando nunca de anunciar todo conselho de Deus (At.20:27), para que saibam que esteve no meio deles um profeta (Ez.2:1-10). É aquele que não manipula a Bíblia, usando-a para justificar suas visões pessoais (Jr.23:25-28), nem falsifica-la ou adultera-la para satisfazer vaidades ou interesses pessoais (II Co.2:17 e 4:2).

Pastor fiel é o que vela pelas ovelhas, como quem há de prestar contas delas ao Senhor que as confiou às suas mãos (Hb.13:17 e I Pd.5:3). É o que sente diariamente o peso da preocupação com os problemas que afligem as ovelhas (II Co.11:28-29). É o que sofre com as tribulações que se abatem sobre elas (I Ts.3:1-8). É o que intercede dia e noite pelas ovelhas, exercendo essa faceta sacerdotal do ministério pastoral (Jo.17:1-26; Ef.1:15-23; Fp.1:3-11; Cl.1:9; I Ts.1:2,3;2:13;3:9-13).

Um pastor fiel há de viver uma vida irrepreensível como ser humano, marido, pai e como cristão, para que possa liderar a igreja com integridade (I Tm.3:1-7). Finalmente, ele colocará o ministério acima da própria vida (At.20:24); cumprirá sua missão sem esperar glória ou reconhecimento humanos, na certeza de que aquele em quem creu, e que o chamou para ser pastor, será suficiente e poderoso para guardar o seu tesouro até o dia final (II Tm.1:12), e de que esse Supremo Pastor se manifestará naquele dia e lhe dará a imarcescível coroa de glória (I Pd.5:4 e II Tm.4:6-8).

domingo, 23 de janeiro de 2011

O QUE NA VERDADE SOMOS?

NÃO HÁ MAIS SEGREDOS PRA ESCONDER
POR QUE COMPLICAR A VERDADE?
QUE ADIANTA APONTAR O CAMINHO
E SEGUIR OUTRA DIREÇÃO?
QUANDO O MUNDO TENTA NOS ENXERGAR,
SERÁ QUE VÊ O QUE REALMENTE SOMOS?
PRA FALAR DO AMOR
TENHO QUE APRENDER A REPARTIR O PÃO
CHORAR COM OS QUE CHORAM
ALEGRAR-ME COM OS QUE CANTAM
SENÃO NINGUÉM VAI ME OUVIR...
SE A VERDADE É TÃO SIMPLES, ONDE ERRAMOS?
OU O QUE DEIXAMOS DE FAZER?
SE NÃO HÁ MAIS SEGREDOS?
POR QUE COMPLICAMOS?
POUCOS ENTENDEM A VERDADE!
PRA FAZER DIFERENÇA NÃO BASTA SER DIFERENTE
DE QUE MODO EU MUDO A HISTÓRIA?
COM DISCURSO OU COM AÇÃO?
ASSIM TAMBÉM A LUZ DE VOCÊS DEVE BRILHAR PARA QUE OS OUTROS VEJAM AS COISAS BOAS QUE VOCÊS FAZEM E LOUVEM O PAI DE VOCÊS QUE ESTÁ NO CÉU. (MATEUS 5. 16)